sábado, 29 de novembro de 2025

Encontro GEPEFI - 29 de novembro

 No dia 29 de novembro, às 09h, na Sala Paulo Freire - Bloco H12, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aconteceu o último encontro presencial de estudos de 2025, no qual aprendemos ainda mais sobre as camadas que o letramento racial revela em nossas histórias, nossos silenciamentos e a presença cotidiana do racismo estrutural na Universidade. O estudo foi ministrado pelo acadêmico Gabriel Anderson Calixto Oliveira e pela Ma. Suelen Regina Gomes Gonçalves, com mediação da Ma. Sandra Aparecida Ortiz Larrosa.

Esse encontro foi formativo e político, porque reafirmamos que nenhuma política educacional é neutra e que a defesa de uma educação pública democrática exige reconhecer as desigualdades raciais que estruturam o Brasil, a Colômbia e demais países latinoamericanos. Conhecer a si, compreender o mundo e enfrentar o racismo são partes inseparáveis do nosso compromisso de pesquisa em políticas educacionais, formação humana e na luta por uma educação antirracista.



sexta-feira, 28 de novembro de 2025

XII Semana de TCC Pedagogia UEM

 Nos dias 24 e 28 de novembro, as integrantes do GEPEFI, Ana Xavier, Larielly Santos e Julia Marques, apresentaram pesquisas dedicadas às políticas educacionais, abordando temas como avaliação da educação básica, políticas internacionais e formação de professores no Brasil e na Colômbia. Os trabalhos foram orientados pelas Professoras Doutoras Jani Alves da Silva Moreira e Maria Eunice França Volsi.

- Reforma do SAEB e Plataformização da Educação Básica: a influência da ECDE e da Fundação Lemann na Política de Avaliação - Ana Xavier / Orientadora Drª Jani Alves da Silva Moreira.

- Políticas Educacionais para a Educação Básica na Colômbia Pós-Acordo de Paz com as Forças Armadas Revolucionárias - Larielly Santos / Orientadora Drº Jani Alves da Silva Moreira.

- Políticas para Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil e na Colômbia - Julia Marques / Orientadora Drª Maria Eunice França Volsi.

O GEPEFI está extremamente feliz em acompanhar o encerramento desse ciclo tão importante para essas três acadêmicas. Celebramos suas conquistas, desejamos muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas e nos alegra saber que pudemos contribuir para esse momento tão significativo em suas vidas.

Parabéns pelo compromisso com a pesquisa e pelas importantes contribuições ao campo da educação!




Comunicação Oral na XII Semana de TCC Pedagogia UEM

 Durante a XII Semana de TCC Pedagogia da UEM, os integrantes do GEPEFI, Gabriel Oliveira e Sarah Prado participaram da sessão de comunicação oral, representando o grupo.

Eles apresentaram a trajetória, os objetivos e as ações do GEPEFI. Além disso, Sarah compartilhou resultados de sua pesquisa de iniciação científica sobre políticas de privatização da gestão escolar no Paraná, orientada pela Profª Drª Jani Alves da Silva Moreira e co-orientada pela Ma. Sandra Aparecida Ortiz Larrosa.

Foi um momento significativo de divulgação científica e de fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo!


sábado, 15 de novembro de 2025

GEPEFI na Universidade de Coimbra

 No dia 14 de novembro, a integrante do GEPEFI, Drª Paula Gonçalves Felício, que atualmente realiza seu Pós-Doutorado em Barcelona, na Espanha, apresentou a pesquisa "Estratégias de Inteligência Artificial e as Reformas Educacionais Digitais no Brasil: implicações para a formação docente" no Seminário Internacional Poder Algorítmico e Inteligência Artificial: entre Norte e Sul Global, organizado pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Essa apresentação representa um marco importante para o grupo, destacando o compromisso dos pesquisadores do GEPEFI com a produção de conhecimento científico crítico com a interlocução entre estudiosos de diferentes países.

Parabenizamos a Drª Paula Gonçalves Felício pela excelente pesquisa.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

GEPEFI em Destaque!

 Um dos integrantes do GEPEFI, Gabriel Anderson Calixto Oliveira foi premiado em 1º lugar no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) durante o 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), com a pesquisa "Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil e a Etnoeducação na Colômbia: uma análise da matriz curricular dos cursos de Pedagogia". A pesquisa foi orientada pela Profª Drª Jani Alves da Silva Moreira e co-orientada pela Profª Drª Maria Eunice França Volsi. O trabalho foi indicado entre os 22 melhores do evento pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica (CABIC) e, posteriormente, selecionados pelo Comitê Assessor Externo do CNPq.

Essa premiação tem um enorme significado para o GEPEFI, pois reafirma que a educação também é ciência, que pesquisadores da educação produzem conhecimento rigoroso e que essa produção é fundamental para o desenvolvimento científico.

O estudo integra o nosso macro-projeto de cooperação internacional "Políticas Educacionais para a Educação Básica no Brasil e na Colômbia no contexto da plataformização da indústria 4.0", financiado pelo CNPq, reforçando a importância da pesquisa comparada e contribuindo para o letramento étnico-racial, promovendo respeito, sensibilidade e compromisso com uma educação antirracista.

Ao aproximar Brasil e Colômbia, países latino-americanos com processos históricos semelhantes, fortalecemos a produção de conhecimento crítico, comprometido com a justiça social.

Parabéns Gabriel! Essa conquista é também um marco para o GEPEFI!


GEPEFI no 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC)

 Nos dias 12 e 13 de novembro, o GEPEFI esteve presente no 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde nossos acadêmicos de PIC e PIBIC apresentaram pesquisas inseridas no macro-projeto de cooperação internacional financiado pelo CNPq, que investiga políticas educacionais para a educação básica no Brasil e na Colômbia no contexto da plataformização da indústria 4.0.

As apresentações abordaram temáticas centrais da área da educação, como políticas de formação e valorização docente, relações étnico-raciais, currículo, avaliação em larga escala, trabalho e educação, além das influências de organismos internacionais nas políticas educacionais.

As pesquisas foram desenvolvidas pelos estudantes Ana Carolina Xavier, Bianca Ueda, Débora Gondim, Gabriel Oliveira e Larielly Santos, com orientação e co-orientação das Professoras Doutoras Jani Alves da Silva Moreira e Maria Eunice França Volsi.

Além das apresentações, os estudantes do PPE e membros do grupo, Diego Ferreira, Taynara Silva e Marina Santos, também participaram do evento como coordenadores de sessões de trabalho, contribuindo de forma significativa para a organização e dinamização dos debates.

Parabéns a todos(as) pela dedicação e pelas importantes contribuições ao debate no campo das políticas públicas educacionais!