quinta-feira, 27 de julho de 2017

Palestra sobre Escola Sem Partido e as metas para a Educação infantil estabelecidas no PNE(2014-2024)

Professorres do GEPEFI palestram no CEEBJA sobre Escola Sem Partido e as metas para a Educação infantil estabelecidas no PNE ( 2014-2024) no contexto da Emenda Constitucional 95, a PEC do teto dos gastos.

Na última terça-feira (25 de Julho), os professores doutores Jeinni Kelly Pereira Puziol (NEAD-UEM) e João Paulo Pereira Coelho (DTP-UEM), ambos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI – UEM), palestraram no Curso de Formação de Professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos CEEBJA – Maringá, sob o convite da Professora Doutora Silvia Helena Zequim Maia.

Prof.ª Dr.ª Jeinni Kelly Pereira Puziol (NEAD-UEM)
A Professora Jeinni Kelly Pereira Puziol falou sobre A Escola “sem” Partido. Apresentou os dois projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado e promoveu um debate crítico sobre as propostas. Destacou seu caráter inconstitucional, a falácia da neutralidade ideológica, a falta de fundamentação teórica e representatividade, o caráter censor, conservador e reacionário e a presença de uma visão de mundo e educação que não admite nada além de uma moral conservadora tida como verdadeira. A palestra foi muito produtiva, pois os professorxs se sentiram provocados com a discussão, objetivo fundamental do debate - gerar incômodos que nos façam pensar e não apenas reafirmar aquilo que acreditamos. Se não houver movimentação do conhecimento, apenas fazemos o que quer a Escola Sem Partido: reafirmar a moral ideológica hegemonicamente estabelecida.
Prof.º Dr.º João Paulo Pereira Coelho
O professor João Paulo Pereira Coelho abordou as metas para a Educação infantil estabelecidas no PNE ( 2014-2024) no contexto da Emenda Constitucional 95, a PEC do teto dos gastos. As discussões se desenvolveram a partir da apresentação da Emenda Constitucional 95 e o congelamento de investimentos que tal medida impõe à educação, prejudicando, em particular, a Educação Infantil de 0 a 03 anos de idade – que necessita de investimentos elevados para que se alcance as metas estabelecidas no PNE quanto a ampliação de vagas. A palestra foi produtiva no sentido de propor reflexões sobre o protagonismo que os professorxs devem tomar em momentos de perdas de direitos que, com muitas lutas, a população alcançou desde a Constituição de 1988. O envolvimento dos educadorxs no debate demonstrou a importância de se ampliar o diálogo com os professorxs da escola pública em contextos de profundas tensões políticas e sociais, como as vividas na atualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário