No dia 31 de Julho de 2021, no período das 9h as 12h o grupo de pesquisa debateu de forma remota os textos dos autores Pedro Cavalcante, Roberto Rocha e Dalila de Oliveira.
O professor Drº Marcos Vinicius Francisco, a professora Doutoranda Kátia Rodrigues e a Mestranda Marina Bonacazata, foram os debatedores do dia. As discussões apresentadas pelos professores suscitaram diversas reflexões a respeito da educação e suas relações com a governança e a teoria do capital humano.
A reunião contou com a participação do Professor Drº Didier Andres Ospina Osorio da Universidade de Manizales/Colômbia para divulgação do II Congresso Iberoamericano de Educação, Sociedade e Cultura, no qual o grupo está atuando como parceiro na organização.
O site com as informações do congresso podem ser acessadas pelo seguinte endereço: https://www.ucm.edu.co/congreso-iberoamericano-educacion-sociedad-y-cultura/
Os textos discutidos foram:
1 CAVALCANTE, Pedro; PIRES, Roberto Rocha C. Governança Pública: das prescrições formais à construção de uma perspectiva estratégica para a ação governamental. Boletim de Análise Político-Institucional: governança Pública, Brasília, IPEA, n. 19, p. 9-15, dez. 2018.
2 CAVALCANTE, Pedro. Convergências entre a Governança e o Pós-Nova Gestão Pública. Boletim de Análise Político-Institucional: governança Pública, Brasília, IPEA, n. 19, p. 17-23, dez. 2018.
3 OLIVEIRA, Dalila. A teoria do capital humano e a nova gestão pública no contexto brasileiro. In: OLIVEIRA, Dalila. Da promessa do futuro à suspensão do presente. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2020.p.86-104.