POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (1990-2010): OS CASOS BRASIL E PORTUGAL
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Ilustração do Livro
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Este
livro refere-se a um estudo comparativo, crítico e contextualizado das
políticas para o financiamento e gestão da Educação Básica no Brasil e
do Ensino Básico em Portugal no período de 1990 a 2010. O objetivo é
analisar a relação indissociável entre o Financiamento e Gestão da
Educação como uma Política Educacional nesses países. Centra-se na
compreensão das proximidades e distanciamentos dessa política e busca
responder duas indagações: Qual a relação existente entre financiamento e
gestão da educação presentes nos documentos produzidos pelas
Organizações e Organismos Internacionais (OOs)?
Quais os consensos gerais, princípios e orientações para o
financiamento e gestão da educação ao considerar as particularidades
econômicas do Brasil e Portugal? Considera-se que essa política é
configurada no âmbito da mundialização
do capital, o qual se corporificou em ações governamentais que
expressaram elementos de continuidade ou de ruptura por meio de uma
agenda globalmente estruturada para a educação e do processo de
regulação transnacional, supranacional, nacional e local. O objeto desta
pesquisa comparativa foi abordado no contexto histórico de sua
produção. A metodologia delimitou uma investigação pautada na
configuração da política macro internacional nesses países, bem como
suas repercussões, que se conformaram na política nacional, porém em uma
dinâmica de consentimento ou não, na qual se considera as
especificidades locais de cada país, todavia com inserção em uma
economia definida nas entranhas do capital internacional. Evidencia-se
com esse encaminhamento uma categorização das principais políticas
definidoras do financiamento e gestão da educação básica no Brasil e
ensino básico em Portugal no período em questão. No primeiro capítulo
deste livro, apresentam-se as explicações concernentes à formulação,
delimitação do problema, procedimentos metodológicos da pesquisa e o
estado do conhecimento do objeto. O capítulo dois explicita o processo
histórico do financiamento da educação básica no Brasil e do ensino
básico em Portugal. No capítulo três, discute-se sobre as fontes e a
legislação do financiamento e gestão da educação nesses países. No
quarto capítulo, elucidam-se as recomendações das OOs
para as políticas de financiamento e gestão da educação no Brasil e
Portugal. No último capítulo, explanam-se as categorias recorrentes para
o financiamento e gestão da educação nesses países, bem como as
proximidades e distanciamentos dessa política. Os resultados demonstram
que as categorias recorrentes para a política de financiamento e gestão
da educação foram: Parceria, Otimização de gastos, Responsabilidade Social, Focalização e Equidade.
Quanto às aproximações e distanciamentos encontrados nessa política
entre Brasil e Portugal, destacam-se na comparação: a) as diferenças
quanto ao investimento por meio do PIB e as parcerias público e privado
na educação; b) as semelhanças nas políticas recomendadas; e c) a ênfase
na diminuição da focalização e equidade no Brasil e, por outro lado, a
ênfase na qualificação, coesão social, equidade e desenvolvimento
econômico em Portugal.
Jani Alves da Silva Moreira
é doutora em Educação (UEM/Universidade de Lisboa). Professora Adjunto
da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Programa de Pós-Graduação
em Educação (PPE) e no Departamento de Teoria e Prática da Educação
(DTP), na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e
Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq
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