sexta-feira, 18 de setembro de 2015

POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (1990-2010): OS CASOS BRASIL E PORTUGAL


                                                                   RESUMO  

Ilustração do Livro

Este livro refere-se a um estudo comparativo, crítico e contextualizado das políticas para o financiamento e gestão da Educação Básica no Brasil e do Ensino Básico em Portugal no período de 1990 a 2010. O objetivo é analisar a relação indissociável entre o Financiamento e Gestão da Educação como uma Política Educacional nesses países. Centra-se na compreensão das proximidades e distanciamentos dessa política e busca responder duas indagações: Qual a relação existente entre financiamento e gestão da educação presentes nos documentos produzidos pelas Organizações e Organismos Internacionais (OOs)? Quais os consensos gerais, princípios e orientações para o financiamento e gestão da educação ao considerar as particularidades econômicas do Brasil e Portugal? Considera-se que essa política é configurada no âmbito da mundialização do capital, o qual se corporificou em ações governamentais que expressaram elementos de continuidade ou de ruptura por meio de uma agenda globalmente estruturada para a educação e do processo de regulação transnacional, supranacional, nacional e local. O objeto desta pesquisa comparativa foi abordado no contexto histórico de sua produção. A metodologia delimitou uma investigação pautada na configuração da política macro internacional nesses países, bem como suas repercussões, que se conformaram na política nacional, porém em uma dinâmica de consentimento ou não, na qual se considera as especificidades locais de cada país, todavia com inserção em uma economia definida nas entranhas do capital internacional. Evidencia-se com esse encaminhamento uma categorização das principais políticas definidoras do financiamento e gestão da educação básica no Brasil e ensino básico em Portugal no período em questão. No primeiro capítulo deste livro, apresentam-se as explicações concernentes à formulação, delimitação do problema, procedimentos metodológicos da pesquisa e o estado do conhecimento do objeto. O capítulo dois explicita o processo histórico do financiamento da educação básica no Brasil e do ensino básico em Portugal. No capítulo três, discute-se sobre as fontes e a legislação do financiamento e gestão da educação nesses países. No quarto capítulo, elucidam-se as recomendações das OOs para as políticas de financiamento e gestão da educação no Brasil e Portugal. No último capítulo, explanam-se as categorias recorrentes para o financiamento e gestão da educação nesses países, bem como as proximidades e distanciamentos dessa política. Os resultados demonstram que as categorias recorrentes para a política de financiamento e gestão da educação foram: Parceria, Otimização de gastos, Responsabilidade Social, Focalização e Equidade. Quanto às aproximações e distanciamentos encontrados nessa política entre Brasil e Portugal, destacam-se na comparação: a) as diferenças quanto ao investimento por meio do PIB e as parcerias público e privado na educação; b) as semelhanças nas políticas recomendadas; e c) a ênfase na diminuição da focalização e equidade no Brasil e, por outro lado, a ênfase na qualificação, coesão social, equidade e desenvolvimento econômico em Portugal. 

 
BIOGRAFIA 
Jani Alves da Silva Moreira é doutora em Educação (UEM/Universidade de Lisboa). Professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Programa de Pós-Graduação em Educação  (PPE) e no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário