Ata da segunda Reunião do Grupo de Estudos em Políticas
Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação, realizada no dia 05 de maio
de 2017. Às dezoito horas do quinto dia
do mês de maio de dois mil e dezessete, na sala Paulo Freire (13), do bloco
H-12, realizou-se a segunda reunião do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais,
Gestão e Financiamento da Educação, com a presença dos/as seguintes
integrantes: Andressa Garcia de Macedo, Andressa Mariano de Souza, Carlos
Vinicius Ramos, Carolina Feliciano, Cíntia de Souza Adelino, Débora Stefane,
Jani Alves da Silva Moreira, Jeinni Kelly Pereira Puziol, João Paulo Pereira
Coelho, Katia Domingues de Azevedo, Maria Carolina Miesse, Maria Eunice França
Volsi, Paulo Rogério de Souza, Poliana Ferreira de Oliveira, Raquel Alessandra
de Deus Silva, Silvia Alessandra Schaplinsky, Taluana Paula Bernardinelli, e
Vinicius Renan Rigolin de Vicente. A reunião teve os seguintes itens de pauta:
1) Apresentação dos novos integrantes do Grupo; 2) Informação de eventos que
ocorrerão durante esse primeiro semestre. 3) Apresentação sobre O Projeto
Reacionário de Educação (Luiz Antônio Cunha) e Escola Sem Partido PL n867/2015
(Câmara dos Deputados Federais) e PL nº 193/2016 (Senado) pelos integrantes
Carlos, Cintia, Taluana e Maria Carolina. Com relação ao item 1) Apresentação
dos integrantes do Grupo, tivemos a presença de novos integrantes e pessoas que
retornaram para participarem dos estudos nesse ano letivo. Os novos
participantes devem ser incluídos nas redes sociais do grupo, para melhor
comunicação. Sobre o item 2) Houve um momento de conversação a respeito da
necessidade de participação de eventos regionais que aconteceram, assim como o
V Encontro FINEDUCA- Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da
Educação, evento importante que trata de
Politicas de Financiamento da Educação. Quanto ao item 3) Taluana iniciou a explanação sobre O Projeto
Reacionário de Educação (Luiz Antônio Cunha), com a definição de reacionário e
das propostas desse projeto, tais como: retirada do Artigo 2° do PNE 2012 que
trata da Ideologia de Gênero; Problematização sobre Secularização e Laicidade-
a religião na Educação e na Constituição; Ensino Religioso; Contextualização
Histórica da desconstrução de Estigmas de Gênero. Em um segundo momento Carlos
deu continuidade a apresentação com a Escola Sem Partido PL nº 867/2015 (Câmara
dos Deputados Federais) e PL nº193/2016 (Senado). Houve análise crítica do
aprofundamento teórico do Projeto; Identificação de seus eixos centralizadores
como: Família, Aborto e Escola Sem Partido; Discussão sobre: sua aplicabilidade
diante do contexto histórico; A ausência da pluralidade de ideias no projeto, O
projeto e a Lei de Diretrizes e Bases
9394/1996 e por fim o projeto e a Constituição de 1988. Nada mais havendo a
tratar, a reunião encerrou-se às 20h00min e eu Poliana Ferreira de Oliveira,
lavrei essa ata, que segue assinada por todos.
As temáticas investigadas pelo grupo centram-se na compreensão histórica do processo de formulação e implementação das políticas educacionais e as influências dos organismos internacionais, sobretudo no contexto da plataformização da educação. Temos a co-participação de pesquisadores de diferentes instituições, estudantes de doutorado, mestrado, graduação, professores e profissionais da educação básica pública e privada, com fomento das agências: Fundação Araucária (FA), FNDE, CNPq e CAPES.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.
ResponderExcluir