Resumo
O objetivo é analisar os pressupostos históricos e políticos da
educação para a infância a partir do século XX no Brasil. Refere-se a
compreensão sobre o desenvolvimento da educação destinada a pequena
infância no estágio imperialista do capital no qual a criança foi vista
como o fulcro para o empreendimento da moralização da pobreza e
instrumento de ação do Estado. Para a apreensão e mediação das análises,
priorizou-se: a compreensão dos pressupostos históricos do atendimento
educacional destinado à pequena infância, e; análise sobre as políticas
propostas para esse atendimento a fim de elucidar o caráter de tais
políticas públicas e seus pressupostos nos documentos oficiais do
Ministério de Educação (MEC). Os resultados evidenciaram que a história
da educação para a infância se mostra contraditória, pois as propostas
educacionais foram ambíguas desde sua origem institucional, sendo de
predomínio da concepção educacional assistencialista, preconceituosa em
relação à pobreza, descomprometida quanto à qualidade do atendimento.
Autores: Jani Alves da Silva Moreira e Ângela Mara de Barros Lara
AQUI: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6706/5583
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