quarta-feira, 18 de setembro de 2019

POLÍTICAS ATUAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre os novos desafios para a formação de professores da Educação Básica mediante as reformas políticas em andamento, instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica, documentadas nas orientações do Parecer CNE/CP nº2/2015 e regulamentadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015. É objetivo do texto apresentar o impacto na organização curricular dos cursos de licenciatura a partir dessas diretrizes, bem como a articulação entre as instituições formadoras e a Educação Básica. O encaminhamento metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, no qual o referencial teórico compreende o objeto à luz da materialidade histórica, no contexto atual das transformações ocorridas no mundo do trabalho. O estudo sinaliza os novos caminhos e os possíveis impactos da política de formação de professores no Brasil, as ações de governo nessa área e as interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual.

Biografia das Autoras

Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). 
 
Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). 
 
Gislaine Aparecida Valadares Godoy, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Pedagogia - Campus de Cianorte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. 
 
AQUI: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2120

Nenhum comentário:

Postar um comentário