Resumo
O presente texto apresenta uma reflexão sobre os novos desafios
para a formação de professores da Educação Básica mediante as reformas
políticas em andamento, instituídas pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do
magistério da educação básica, documentadas nas orientações do Parecer
CNE/CP nº2/2015 e regulamentadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015. É
objetivo do texto apresentar o impacto na organização curricular dos
cursos de licenciatura a partir dessas diretrizes, bem como a
articulação entre as instituições formadoras e a Educação Básica. O
encaminhamento metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e
documental, no qual o referencial teórico compreende o objeto à luz da
materialidade histórica, no contexto atual das transformações ocorridas
no mundo do trabalho. O estudo sinaliza os novos caminhos e os possíveis
impactos da política de formação de professores no Brasil, as ações de
governo nessa área e as interfaces com outras dimensões das políticas
educacionais no contexto atual.
Biografia das Autoras
Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação
Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional
Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação
Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional
Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
Gislaine Aparecida Valadares Godoy, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de Pedagogia - Campus de Cianorte.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.
AQUI: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2120
Nenhum comentário:
Postar um comentário