quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Financiamento e gestão da educação básica: pressupostos históricos e políticos

O artigo refere-se aos resultados de uma pesquisa sobre a história e a política do financiamento e gestão da educação básica no Brasil. Trata-se de uma análise crítica e histórica na qual se apresentam os propósitos, os desdobramentos e modos com que a política para o financiamento e a gestão foi tratada e construída, desde a origem da educação pública até a atualidade. O objetivo é elucidar como se definiram os recursos para financiamento e gestão da educação no seu nível básico até a efetivação de uma política pública, para refletir sobre os avanços e os desafios para uma educação pública de qualidade. A análise centrou-se na compreensão dos recursos orçamentários, nas regulamentações presentes nas leis e nos fundos financeiros.


Biografia dos Autores

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM). Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI.
Fabiana Pereira Barros, Universidade Estadual de Maringá
Professora Efetiva da Rede Estadual do Magistério da Educação Básica do Paraná. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Graduanda em Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela UNESPAR - Campo Mourão. Especialista em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão Corporativa de Carbono pela UFPR.


AQUI:  http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/18480/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário