quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Políticas para a formação de professores e as recomendações do Banco Mundial: interfaces com o contexto atual da formação de professores alfabetizadores no Brasil

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as recomendações do Banco Mundial e sua relação com as políticas de formação de professores no Brasil, a fim de identificar as consonâncias com as atuais políticas para a formação de professores no contexto da alfabetização. Trata-se de uma análise documental, de cunho teórico-crítico, a qual permitiu observar que as atuais políticas para formação de professores estão em consonância com as recomendações do Banco Mundial. Tais orientações geram a atribuição aos professores da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso escolar dos alunos, verificados por meio de avaliações externas com base no desempenho avaliado.

Palavras-chave: Formação de professores. Políticas educacionais. Banco Mundial.

Autores:
Renata Valério Silva
Jani Alves da Silva Moreira

AQUI: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7198

Nenhum comentário:

Postar um comentário