Resumo
O presente texto refere-se a um ensaio crítico e contextualizado
que aborda o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam
e se ajustam as atuais reformas educacionais. O propósito é compreender
as atuais reformas educacionais a fim de delinear as suas ameaças,
evidenciar as constatações e destacar a necessária resistência ativa
para o enfrentamento na construção das atuais políticas educacionais.
Apresentam-se as proposições metodológicas à luz do Materialismo
Histórico ao conceituar Homem, Educação, Política e Estado e Luta de
Classes para então, assimilar a conjuntura histórica, política,
econômica e social vigente, a fim de assentar o debate da reforma
educacional e as políticas curriculares produzidas no tempo presente.
Por conseguinte, elucida-se sobre os aspectos dessa reforma educacional a
fim de respondermos o que representa e as implicações da aprovação de
uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC) em um
contexto de crise política e econômica em iminência no país.
Autora: Jani Alves da Silva Moreira
Aqui: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355
Nenhum comentário:
Postar um comentário